sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pequenas igrejas, Grandes negócios




Por Sandro Neiva

Consultava, por acaso, a lista telefônica de Brasília e com espanto percebi, naquelas letrinhas miúdas, que as páginas 199 até a 201, são reservadas, exclusivamente, a nomes e telefones de igrejas. Por quase todos os cantos da Capital Federal, existe uma seita, um centro, uma congregação ou uma paróquia qualquer.

Da caatinga para o cerrado, foram muitos os retirantes iluminados, que assim como Antônio Conselheiro em Canudos, construiram barracões precários e passaram a cobrar ingressos para a entrada do Reino Dos Céus.

O negócio cresceu, os retirantes passaram a vir de todos os cantos do país e do mundo, os barracões transformaram-se em templos luxuosos e os investidores ficaram ricos. Hoje, cada uma dessas empresas, que proliferam a cada dia, ostentam nomes mais lunáticos e inusitados que os outros concorrentes.

Separei aqui alguns dos nomes mais significativos:

Mitra arquidiocesana; Movimento Eureka; Oratório Soldado; Padres Estigmatinos; Nossa Senhora Consolata; Sukyo Mahikari; Pronto Socorro Espiritual; Igreja Maanaim; Menino Jesus de Praga; Centro Espírita Cantinho da Fé; Santos dos Últimos Dias; Comunidade Evangélica Boa Semente; Nossa Senhora das Dores; Nova Canaã; Maranata; Sociedade Maçônica Filhos de Salomão; Sindicato dos teólogos confederativos; Congregação dos Religiosos Terciários; Vale da Benção; Manancial de vida; Evangelho Quadrangular; Vale do Amanhecer; Exército de Salvação; Igreja Santo Cura D’ars; Igreja da Vinha; Perfect Liberty; Lectorium Rosicrucianum; Lumen Dei; Ministério Cristão da Restauração; Shalon; Amor sem fronteiras; Sarca Ardente; Assembléia dos primogênitos; Nossa Senhora da Medalha Milagrosa; Apocalipse Pentecostal; Sara nossa terra; Centro Budista Tibetano; Bom Jesus dos migrantes; Maná Novo; Mil vezes Imaculada…

Não estaria na hora de uma intervenção federal a essa lucrativa indústria da histeria e da alienação?


2 comentários:

  1. Chega a ser até cômico ver tantas religiões pregando a salvação, e o diabo continuar espalhando suas chamas infernais da ganância e da luxúria. Vivas ao diabo! Ele agora se esconde dentro das religiões... E ainda constrói seu império à custa de Deus. Seria Isso? Pau no gato, Sandrim! Ou nas corporações religiosas existentes há séculos, e séculos. E que, como sempre, caminham espalhavam rastros mortais com sua, cada vez mais evoluída, INQUISIÇÃO, TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO ou SANTA INQUISIÇÃO (dentre outros nomes)... Mandem mais uma CRUZADA!

    ResponderExcluir
  2. "O cara mais underground
    Que eu conheço é o diabo
    Que no inferno toca cover
    Das canções celestiais
    Com sua banda formada
    Só por anjos decaídos
    A platéia pega fogo
    Quando rolam os festivais...

    Enquanto isso Deus brinca
    De gangorra no playground
    Do céu com santos
    Que já foram homens de pecado..."

    Zeca Baleiro

    ResponderExcluir