O Radical Sem Dó é uma banda de rap das antigas, muito… mas muito legal mesmo! Liderada pelo loucão Natinho (Nonato Dente de Ouro), uma das figuras mais emblemáticas da cena underground brasiliense, o Radical foi formado em meados dos anos 1980.
Muita gente já passou pela banda: o Fat-Freak Ginão Perdiz, Grilo (ex-guitarrista do BSB-H), Dino Black, Frango Kaos (Galinha Preta), Fubá, DJ Chocolate e até a Verônica (nome carinhoso dado por Natinho à sua bateria eletrônica).
Natinho, pra quem não sabe, é proprietário da Kingdom Comics, a loja de camisetas alternativas mais bacana do Centro Cultural Underground Conic e uma das melhores do país.
Lembro do Natinho em 1986, vendendo camisetas do Detrito Federal na entrada de um show do Ratos de Porão, cantando as hoje clássicas “Garoto Digoró”, “Elianny” etc, louco e divertido da mesma forma. O cara é um poeta de rima certeira. Confira a pérola:
Eu fico diferente
quando vejo essa menina
A minha cara Cora
A cara dela Coralina
Radical Sem Dó é rap antes do Gangsta Rap, que acabou desgastando um pouco a fórmula do hip hop. Radical Sem Dó é rap na linha Beastie Boys, Public Enemy, Run DMC.
As letras são engraçadas, porém inteligentes e transitam pelo universo estranho do poeta Natinho. O imaginário doentio do Mestre-Ganja circula por Taguatinga e todas as Asas do Distrito Federal, causando estranhez no universo rap de Brasília e uma nuvem de fumaça canábica que sobe pelos ares.
Radical Sem Dó não pertence ao mundo da segregação voluntária, da treta gratuita, do assassinato a tiros, da pedra no cachimbo, da arma e sangue na favela.
Radical Sem Dó é pura atitude rock, cara! Natinho lembra um Perry Farrel (Jane’s Addiction) mais emaconhado.
O vídeo acima foi gravado em 2003, na cidade de Paracatu (MG).
Não sei o nome da música aqui interpretada somente por Natinho, Fubá e uma bateria eletrônica, mas sei um pedaço da letra:
Eu sou o Natinho
Que pinta camiseta
Que tem na cara
Um monte de careta
Que só não gosta
De nego que é otário.
Até que eu sou
Meio feliz
Porque eu sempre fiz
O que eu sempre quis
As pessoas tem os olhos muito grandes
Mas não conseguem enxergar direito
Assistem novelinhas
e morrem de preconceito
Eu sou o vocalista do Radical Sem Dó
E olho para todos que estiverem ao meu redor
Falo mal de quem quero bem
Falo bem de quem quero mal…


Muito legal teu blog ! Se puder passa lá em casa, http://sindromemm.blogspot.com
ResponderExcluirMuito fera, poderia ter mais videos do radical sem dó, a que eu mais gosto é a musica da Eliane.
ResponderExcluireliane tinha 29 namoradoooo
ResponderExcluir