terça-feira, 22 de dezembro de 2009

É NATAL!


Por Sandro Neiva

E então é natal! A espécie humana corre afoita e desvairada aos açougues, salões e shopping centers. As mesmas malditas filas por todos os lados! E nada muda! São as mesmas bijuterias de mau gosto, os mesmos caixotes envoltos em papel alumínio, os mesmos vinhos e espumantes baratos. Sempre e sempre o mesmo simulacro dos telefonemas melosos, da autocompaixão culposa em forma de generosidade, da mediocridade em forma de amor ao próximo e da esmola travestida de humanismo.

Chega das terríveis rabanadas e dessa compulsão desenfreada pela gula! Que todos os leitões e perus sacrificados para encher os panelaços e a pança das multidões atormentem a todos nos pesadelos e nas privadas. Não mais à felicidade forjada e à alegria simulada. Chega de odiosas listinhas (in)voluntárias para os porteiros. Chega do famigerado "amigo oculto". Chega de caixinhas de natal. Chega de papai noel que presenteia os ricos e cospe nos pobres. Enfim, chega de tanta hipocrisia, babaquice e nivelamento por baixo.



Um comentário:

  1. Natal!? Ah, natal! Aonde os valores religiosos caem por terra, né? Segundo o papa Gregório Magno no século VI, que instituiu os tais "pecados capitais", princípios que ferem a Deus, a você e ao próximo. São eles:
    1) Gula: Consiste em comer além do necessário e a toda hora;
    2) Avareza: É a cobiça de bens materiais e dinheiro;
    3)Inveja: Desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa;
    4)Ira: É a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que ás vezes é incontrolável;
    5) Soberba: Falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha auto-suficiente;
    6) Luxúria: Apego aos prazeres carnais;
    7) Preguiça: Aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.

    Agora, vamos pensar um pouco. Será que não praticamos tais "pecados" num único dia de natal?

    ResponderExcluir