segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Leis contra o abuso da fé pública


Por Sandro Neiva

As pregações religiosas que infestam as televisões do país no horário do almoço são tão repugnantes quanto o lamaçal fedorento de corrupção no qual está atolado o governo do Distrito Federal.

A deplorável histeria coletiva em quase todos os canais abertos merece uma intervenção federal. O Supremo Tribunal deveria criar mecanismos para impedir que qualquer sujeito que se identifique como pastor, padre ou coisa equivalente, possa candidatar-se a cargos políticos e muito menos que receba concessão de rádios e de televisões ou possa dirigir instituições filantrópicas.

Todos os programas televisivos com temática religiosa devem ser considerados propaganda enganosa, semelhante à apologia do crack. O Assédio religioso institucionalizado deve ser tratado na mesma esfera que o assédio sexual ou moral.

Se temos leis tão severas com relação às falsificações de dinheiro e de remédios, deveríamos, pelo mesmo princípio, ter leis igualmente rigorosas no que diz respeito às falsificações da fé, ao charlatanismo da crença e às manipulações emocionais das confrarias do sobrenatural sobre as massas sem instrução.

Um comentário: