sexta-feira, 30 de abril de 2010

Área verde no coração de Brasília com os dias contados




Por Sandro Neiva


Uma área verde de 5.000 m² e 47 árvores — a maioria nativa do cerrado e algumas com mais de 50 anos de vida — está prestes a ser destruída no coração de Brasília.


Os moradores da quadra 710, na Asa Norte, estão indignados com a destruição da área verde para a construção de uma escola particular de ensino fundamental. Como forma de protesto, espalharam cartazes e cruzes brancas por todo o local.


De acordo com o turismólogo Leonardo Morato, morador da quadra, duas gerações cresceram brincando nas árvores e no gramado que faz divisa com o calçadão. Segundo Morato, o espaço tem também uma função ambiental. “Essa área serve de corredor ecológico para pássaros de várias espécies e até saguís vindos do Parque Nacional de Brasília ou expulsos de seu habitat natural pela urbanização no Setor Noroeste”, afirma indignado o turismólogo.


O terreno causador da polêmica foi comprado pela Escola Fundamental Alvacir Vite Rossi — antigo Curso Garança — de uma imobiliária da capital, que por sua vez o teria adquirido da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).


É repudiante a substituição do verde pelo concreto. Causará mal à paisagem, prejudicará o bem estar, o lazer das pessoas, a luminosidade, a ventilação...


Resistência é cidadania!



Um comentário:

  1. A revolta e a fúria da Mãe Natureza está por vir... A pergunta é: Será que vamos continuar com vida quando isso acontecer?

    ResponderExcluir