segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O aborto burocrático de Oscar Niemayer‏



Por Sandro Neiva

Viver num cubículo de entrequadra comercial no centro de Brasília me faz refletir o quão abusiva e excludente é a arquitetura desenvolvida pelo senhor Oscar Niemayer. Essas moradias minúsculas, com janelas que não deixam passar mais do que a cabeça de seus inquilinos, são os indicativos maiores que a Capital Federal não passa de um equívoco urbanístico de primeira grandeza; um aborto burocrático que tem garantido aos gatunos a legitimação de uma riqueza sem origens e sem fundamento.

As pessoas que conseguem colocar os olhos e o intelecto para além do planalto, da planície e do Poder sabem que este lugar está longe de ser o paraíso que alguns bicho-grilos insistem em gargantear. “Ai, meu Deus! Mas aqui tudo é calmo, espaçoso, verde. A qualidade de vida é um sonho. A lua parece nascer logo ali na Praça dos Três Poderes. Tudo aqui é Zen...”

Com suas trezentas e tantas seitas a cidade transborda energia cósmica! Talvez os discos voadores estejam dando razantes rasteiros sobre a Esplanada, como se quisessem convencer a todos, que ali, no paraíso das politicagens, surgirá a cidade-modelo para o Terceiro Milênio.

O fato é que neste engendro monstruoso planejado para nutrir-se das entranhas de seus próprios habitantes, a teologia é sempre mais importante que a antropologia e Niemayer é quase um Deus.

Mas para nós – gente que nunca levou a sério os sonhos de Dom Bosco, que nunca considerou Juscelino um estadista e que jamais acreditou que o Arruda pudesse governar diferentemente do Roriz ou do Cristóvam, – o velho Oscar será sempre o profissional que jamais trabalhou para as classes desfavorecidas e nunca voltou os olhos para o mundo despedaçado dos pobres. O que fez de verdade foi servir aos poderosos e construir edifícios para o lucro fácil de uma elite febril e gananciosa. Nada além disso.


Um comentário:

  1. Sandro,essa mesma elite irá agora apossar de uma grande area remanescente de cerrado da nossa capital,area essa que é muito importate para as recarcas de Água para o Parque Nacional de Brasília.Depois de tudo pronto,irão começar a aparecer os problemas tipo o transito lento,pois mesmo morando muito proximo de seus trabalhos,cada um terá que ir sosinho em seu carrão importado pois depois terá que ir ao mercado ou academia e etc.Isso é a imagem que todo o Brasil tem de sua capital,rica e todos são bem sussedidos.Abç.

    ResponderExcluir