terça-feira, 31 de maio de 2011

BESTHÖVEN iniciará sua primeira turnê europeia em agosto





Por Sandro Neiva


Mais que merecido! Enfim, depois de 47 registros oficiais e mais de 30 discos lançados no exterior, a banda BESTHÖVEN, do GAMA/DF, fará sua primeira turnê na Europa. Entre os meses de agosto e setembro próximos (mais precisamente entre os dias 10 de agosto e 18 de setembro), o Exército de Um Homem Só, ou seja, FOFÃO DISCRUST, juntará as forças com dois músicos italianos para levar o som e a fúria da “Bestha” aos fãs europeus, em 40 apresentações pelo Velho Mundo. Confira os detalhes da turnê nesta entrevista exclusiva com Fofão.


Serão 40 datas de pau dentro, cara? 40 shows sem intervalo de nem um dia para descanso? Caralho! 
Sim mano, sem intervalo, show todo dia. Sem grilo, a gente tá acostumado a trabalhar um mês inteiro mano, sem morrer! Às vezes num emprego de bosta ou para algum patrão otário, né? Então tocar - que é uma coisa muito boa -  todos esses dias, vai ser como um "trabalho" mesmo, a diferença é que é um trampo ótimo! hehehe


Quais os países em que está com maior expectativa?
Isso é impossivel dizer, mano... todos esses anos tenho tido contatos valiosos demais em toda a Europa, então estou indo encontrar pela primeira vez dezenas de pessoas que fazem parte da história da BESTHÖVEN e também de minha própria história. Em cada país por onde irei passar terei muitas pessoas para ver pela primeira vez, gente que lançou material da banda ou simplesmente distribuiu com seus selos e distros, saca? Gente de bandas com as quais eu dividi splits em vinil, EP, LP e até mesmo Tapes ou coletâneas... gente que entrevistou a banda para fanzines, revistas, sites, blogs, gente que gosta da banda, gente de bandas que tocam covers da BESTHÖVEN também etc. E é claro, diversas surpresas que, com certeza, eu vou ter a oportunidade de encontrar nesse rolé intenso. Então cada país e cada show terá sua própria magia, saca? Além de tudo, estarei dividindo o palco com várias bandas também, bandas de amigos que eu tenho contatos há anos, bandas que eu gosto pa caraio também. Em breve irão começar a rolar os cartazes individuais de cada show, então vai dar pra ter uma ideia geral de quantas bandas serão ao todo e quais eu irei ter o prazer também de estar vendo ao vivo. Algumas que estão na lista eu sei porque alguns organizadores já me adiantaram. São elas: WARCOLLAPSE, AVSKUM, DISPOSE, KRANIUM, estas na Suécia. GO FILTH GO, na Grécia. Possivelmente NUCLEAR DEATH TERROR, na Noruega. Mas ainda é cedo pra confirmar isso, o melhor é esperar mais um pouco e ver cartaz por cartaz. Além das bandas KONTATTO e NOIA da Itália, que estarão tocando também, e são as bandas de onde sairam meu baixista e baterista para a tour! 



Quem são os caras que irão tocar com você? 
EU farei a guitarra e voz. No baixo tocará o KOPPA. Ele toca na banda KONTATTO e é o organizador da tour através de seu selo www.agipunk.com, ele toca ainda nas bandas CAMPUS STERMINI e GIUDA. O selo lançará em breve: 
BESTHÖVEN-NOVO LP "DIS MEANS WAR"
BESTHÖVEN//KONTATTO SPLIT PICTURE EP (Onde BESTHÖVEN TOCA COVER DA ITALIANA ANOS 80 WRETCHED e a KONTATTO Toca cover dos brasileiros anos 80 OLHO SECO!)
Tudo isso para a turnê! 
O baterista eu ainda não sei o nome!!! Na verdade seria o MARCELO HOLANDA, que é brasileiro e mora na Inglaterra e toca também na excelente NAILBITER! Mas não deu pra ele e depois do interesse de vários bateras que queriam entrar na vaga, decidimos por ser um baterista da Itália também, para facilitar as coisas. O novo batera toca na banda NOIA e também na banda PISTÖNS, que inclusive lançou um split com a BESTHÖVEN em 2009!


E esse lance de tocar sem ensaio? Não tem medo da química não funcionar?
Então, mano, na verdade eu chegarei lá três dias antes dos shows e vamos ensaiar nesses dias, antes de sair tocando. Eu fiz um set list também e enviei por email todos os sons em mp3. Como a gente fechou esse esquema do batera e baixista serem da Itália para facilitar as coisas, eles dois já estão ensaiando lá. Enviei uns 20 sons ao todo, mas no meio do rolé, ali dentro da van ou em alguma parada pra descansar, eu ainda quero passar mais alguns sons pra eles. Além de tudo, sempre tem a passagem de som antes de cada show, que dá pra acertar uns detalhes aqui e ali. O Koppa é um excelente músico também, toca guitarra, baixo etc. Ele tocou baixo na turnê dos canadenses do INEPSY, eu vi alguns vídeos e ficou perfect!


Pode nos adiantar o set list?
Sempre faço um resgate histórico do trampo todo da banda. Então no set list eu coloquei sons das demo-tapes "Canções para uma base de mísseis", "Os mortos insepultos", passando pelo EP "Depois de um ataque aéreo", aí vai subindo pelo "More victims of war EP”, depois "Just another warsong EP" e por ai vai até chegar em sons dos discos mais recentes. Quanto a covers de outras bandas, eu resolvi fazer desta forma: tocarei apenas sons da BESTHÖVEN mesmo, praticamente. Mas especialmente nos shows pela Suécia eu irei tocar alguns covers do meu novo "tributo à Suécia" THE VIKINGS ARE BACK-A HAIL TO SWEDEN-EP. E tem ainda o cover da Italiana WRETCHED, que tocaremos em alguns dos shows!


Pensa em gravar em algum estúdio europeu?
Estúdio eu não sei, mano, vai ser batidão, muito difícil de parar e ir até algum estúdio pra gravar, saca? A gente vai estar praticamente acabando de tocar num lugar e já indo pra outro lugar, montar equipamento, passar som pra tocar de novo... impossivel. Mas eu pretendo MUITO gravar uma parada AO VIVO mano, ainda não sei, talvez gravar alguns shows e montar um LP AO VIVO com sons gravados em lugares diferentes, tipo o EUROPEAN TOUR do Cólera, sacou? ou um álbum completo ao vivo em um lugar apenas, depende da estrutura do esquema, estou conversando isso tudo com o amigo Koppa e estudando as possibilidades. Quero registrar ao máximo isso tudo também em vídeo. Quem sabe fazer um dvd no final da tour... A amiga Marziona, baterista da KONTATTO também edita vídeos, então, acredito que a gente irá fazer ao menos uma porrada de vídeos da turnê toda, mano.


Se os neurônios permitirem, poderia trazer uma garrafa de vodca polonesa para seu amigo Sandro Neiva, da Pervitin Filmes? (Risos)
Hehehe, os neurônios vão permitir sim, mano! O pobrema é se o agente da alfândega vai permitir embarcar com garrafas na bagagem, hehehe. A última notícia que tive disso, os amigos do DARGE (Japão) tentaram embarcar do aeroporto de São Paulo com 3 garrafas de 51 e foram barrados! As garrafas ficaram lá em São Paulo! Hehehehe, acho melhor você escolher outra coisa, hein? umas camisetas, discos, etc...hehehehe.



2 comentários:

  1. Fofão merece , toda a sorte do mundo e vai ser foda essa tour com certeza .

    ResponderExcluir
  2. Puta viagem essa Fofao!!!! eh isso ai!!!!!

    a Besthöven merece!!!!!!

    ResponderExcluir