quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Curta da Pervitin Filmes é exibido com filme de Vladimir Carvalho em mostra sobre Cerrado

O curta-metragem "Cerrado em Pé", da Pervitin Filmes, foi exibido no último dia 09, em mostra sobre o bioma Cerrado, realizada no Centro Underground Conic, em Brasília. O documentário foi exibido juntamente com "A Paisagem Natural", do gênio do cinema nacional, Vladimir Carvalho. Meus sinceros agradecimentos a Aninha Arruda, organizadora do evento. É nóis de novo!

Um abraço.


Sandro Neiva


O CERRADO é tema da programação de setembro no Cineclube Vladimir Carvalho (Conic), contando com produções exclusivas do Distrito Federal e de Goiás


Em homenagem ao Dia do Cerrado (11 de setembro), a programação do Cineclube Vladimir Carvalho deste mês conta com pré-estréias e com filmes raros e exclusivos, todos produzidos no Distrito Federal e Goiás. Durante todas as quintas-feiras de setembro, o público pode conferir curtas-metragens premiados e consagrados que falam de temas como a biosfera do cerrado, personagens da cultura tradicional local, a questão indígena e de terra no Centro-Oeste, medicina natural com plantas do cerrado, domesticação de animais e afins.


A curadoria foi elaborada de forma coletiva e compartilhada entre o Coletivo de Cineclubes do DF e o Cineclube Cascavel de Goiânia (ambos integrantes do Conselho Nacional de Cineclubes), no intuito de dar a oportunidade ao público do acesso direto a produções de qualidade que contam com pouca circulação, em especial aos filmes de curta-metragem. Será também uma homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho, que dedicou boa parte de sua filmografia ao Centro-Oeste, como o curta-metragem Paisagem Natural, sendo a inspiração para a temática do mês.


“Queremos valorizar os filmes feitos no DF e em Goiás. Somos vizinhos, temos tanto em comum, mas desconhecemos boa parte da produção artística regional. O cerrado é nosso patrimônio do Centro-Oeste e há de ser valorizado também nas telas, nos cineclubes.” comenta Ana Arruda Neiva, representante do Coletivo de Cineclubes do DF e coordenadora da programação do Cineclube Vladimir Carvalho.


O convidado para curadoria do mês é o Cineclube Cascavel, de Goiânia. Luiz Felipe Mundim, representante do Cineclube e da ABD-GO, lembra de um dos lemas do Conselho Nacional de Cineclubes “Os filmes são feitos para serem vistos. É um prazer contar com exibição de filmes goianos em Brasília, esse intercâmbio é fundamental”.


As sessões acontecem todas as quintas-feiras às 19h00, contando com bate-papo após as exibições. O Cineclube Vladimir Carvalho fica no CONIC – sobreloja da biblioteca Arildo Dória. A entrada é franca.


Serviço

CINECLUBE VLADIMIR CARVALHO

Data: Todas as quintas-feiras

Hora: 19h00

Local: Espaço Arildo Dória – sobreloja (Conic), na rua da Kingdom Comics

Endereço: SDS (Setor de Diversão Sul), Ed. Venâncio III, sobreloja 53

Entrada franca


CERRADO, PAISAGEM NATURAL – programação de setembro


02.09 [Mostra, Goiás] 4 curtas-metragens goianos premiados em festivais como o FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás Velho.


09.09 [Nosso Cerrado por Eles] filmes dirigidos por cineastas como os renomados Vladimir Carvalho e Lyonel Lucini, e pré-estréia de curta-metragem de Sandro Neiva.


16.09 [O Santuário Não se Move: a questão indígena no DF] Vídeos produzidos pelo Coletivo de Ação Informativa Tribal do Santuário Sagrado dos Pajés (DF).


23.09 [Nosso Cerrado por Elas] filmes dirigidos por cineastas mulheres de Brasília (Bethânia Victor e Tânia Quaresma), rodados na Chapada dos Veadeiros e em Planaltina.


30.09 [Mostra, Goiás] filmes goianos inéditos (o documentário A Teia do Cerrado) e premiados (o documentário Vida Seca - Som de Sucata e a animação Peixe Frito).


02.09 | quinta-feira | 19h

[Mostra, Goiás]

Olhar de João, de Mariley Carneiro çDocumentário × 20min × 2010 × GO

"Pensar como a natureza pensa. Mas como é pensar como a natureza pensa, se a gente não percebe a natureza e a despreza?" Ela grita, agoniza, pede socorro, mas quem vê? filme mostra a forma singular com que o fotógrafo João Caetano vê as faces e formas ocultas em pedras, troncos, flores e frutos. Um alerta através da fotografia.

Rapsódia do Absurdo, de Cláudia Nunes | Documentário × 16min × 2006 × GO

Documentário poético sobre reforma agrária e urbana com cenas de arquivo de dois marcantes episódios de luta pela terra: Fazenda Santa Luzia e Parque Oeste Industrial, cuja dimensão os torna universais do conflito entre a propriedade privada e os pobres do mundo.

Sonho de Humanidade, de Amarildo Pessoa |Documentário × 14min × 2010 × GO

A domesticação dos psitacídeos transparece o sonho antigo dos humanos de viver em harmonia com a natureza; promessa de felicidade que esconde um drama:não podemos ter um pássaro voando na mão.

Icologia, de Ângelo Lima |Documentário × 26min × 2004 × GO

Um vídeo sobre o amor a natureza, o homem e seu habitat. Seu Ico, suas plantas, suas estórias. Recebeu prêmio de Melhor Produção Goiana no VII FICA 2005 (Festival Internacional de Cinema Ambiental), realizado na Cidade de Goiás-GO.


09.09 | quinta-feira | 19h

[Nosso Cerrado por Eles]

Cerrado em Pé, de Sandro Neiva | Documentário × 8min × 2010 × DF

Josué Faustino de Souza é artesão e vive em Teresina de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Ao mesmo tempo em que utiliza fibras do Cerrado como matéria-prima de seu ganha-pão, desenvolve um trabalho de replantio de espécies raras e nativas do bioma. Não possui escolaridade, mas sua relação de nobreza com o meio ambiente e o discurso arrebatador em defesa do Cerrado deixou perplexa uma plateia composta de gestores públicos, gerentes de ONGs, políticos, mestrandos, doutorandos, ativistas ambientais, jornalistas, antropólogos, universitários e diretores ministeriais do governo federal.


Eu sou Cerrado, de Lyonel Lucini | Documentário × 7min × 2001 × DF

Um filme dramático, porque é esta situação que se encontra o Cerrado, apesar do reconhecimento mundial como Patrimônio Natural da Humanidade O Cerrado agoniza e ninguém percebe, embalados que estamos pelo doce (?) canto da globalização.

Serra Velha dos Cristais, de Jorge Martins | Documentário × 5min × 1985 × DF

Abordagem sociológica, econômica e antropológica, evocando o inter-relacionamento do homem com a terra, na atividade de extração do cristal de rocha e a expressão cultural gerada na região, em torno da lapidação e comercialização do cristal e pedras semipreciosas.

A Paisagem Natural, de Vladimir Carvalho | Documentário × 4min × 1989 × DF

Brasília é patrimônio histórico da humanidade, não apenas por sua extraordinária arquitetura e traçado urbano, mas também por constitui-se numa espécie de santuário natural, com seus rios, cerrados, cachoeiras e grutas de formidáveis proporções. Esse verde que a circunda terminou por invadí-la no seu âmbito mais íntimo, tornando-a uma cidade muito peculiar.


16.09 | quinta-feira | 19h

[O Santuário Não se Move: a questão indígena no DF]

Realização: Coletivo de Ação Informativa Tribal do Santuário Sagrado dos Pajés (DF)

Noroeste Ilegal | Documentário × 14min × 2008

O vídeo apresenta depoimentes de autoridades nas áreas de arquitetura e urbanismo, na área de questão fundiária, e na área ambiental, como o profº Frederico Flósculo e Frederico Maia, perito da FUNAI. As autoridades questionam a legalidade do Setor Noroeste.

Mídia Faroeste | Documentário × 6min × 2008

A abordagem da mídia coorporativa empresarial do DF, em grande parte financiada pelo governo do DF, sobre o caso da Terra Indígena do Bananal – Santuário dos Pajés.

Impactos Ambientais Ocultados pelo GDF | Documentário × 9min36 × 2008

O Governo do DF, que de modo irregular obteve o licenciamento prévio e de instalação junto ao IBAMA para iniciar o Setor Noroeste, não levou em consideração o estudo de impacto ambiental feito por uma empresa contratada pelo governo. O vídeo apresenta algumas das questões omitidas no processo de licenciamento.

Resistência do Sagrado | Documentário × 17min × 2008

Uma sociedade em luta pela permanência do Santuário dos Pajés. Uma questão de direito canônico, de exercício da liberdade de culto e religião, e não uma questão de ocupação irregular de terras como o Governo do DF tem tratado o caso.

Santuário dos Pajés: Preservação, Denúncia e Resistência | Documentário × 11min × 2008

Seqüência de fotos da região preservada pelos indígenas do Santuário Sagrado dos Pajés, e apresenta um vídeo do cacique Korubo denunciando a degradação ambiental provocada pelo Governo do DF há cerca de 10 anos. A TERRACAP (Companhia Imobiliária de Brasília) extrai areia, argila e calcário ao lado do Parque Ecológico Burle Marx (totalmente abandonado), e há indícios que tal extração desencadeou um desordenamento do regime hídrico da área


23.09 | quinta-feira | 19h

[Nosso Cerrado por Elas]

Da Utilidade dos Animais, de Bethânia Victor | Ficção × 9min × 2004 × DF

Adaptação de conto homônimo de Carlos Drummond de Andrade, esse vídeo, rodado no povoado de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros (GO), mostra a relação utilitária entre os homens e os animais, através dos olhos e das perguntas ingênuas das crianças.

Seu Beija, de Tânia Quaresma | Documentário × 16min × 1993 × DF

Documentário sobre a vida e o trabalho de Seu Beija, um senhor de 84 anos que vive em Planaltina, onde possui a Farmácia Verde, um lugar onde ele prepara medicamentos com plantas para a comunidade carente.


30.09 | quinta-feira | 19h

[Mostra, Goiás]

Teia do Cerrado, de Uliana Duarte | Documentário × 15 min × 2010 × GO

O filme aborda a relação da diversidade cultural e a biodiversidade, a partir das ações do projeto de mesmo nome desenvolvido pela Associação Cultural Domínio Descendente, de Teresina de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Ao registrar a evolução dos trabalhos do grupo de fiandeiras e tecelãs, o filme vai se aproximando de seus personagens, construindo a teia existente entre as senhoras participantes, o presidente da associação, músico e profundo conhecedor dos encantos do cerrado, Seu Josué; e o ambiente que os abriga e inspira. Colorido pelos matizes vibrantes e texturas barrocas que envolvem o universo do cerrado, o curta-metragem homenageia a sabedoria popular das culturas tradicionais, lembrando a importância de seu resgate e alerta para a urgência da defesa do bioma que ainda resiste à exploração humana.

Peixe Frito, de Ricardo George Podestá Martins | Animação × 19min × 2005 × GO

Um avô ensina o seu neto a pescar, a partir daí, peixes, gaivotas, anzóis se misturam em uma verdadeira estória de pescador.

Vida Seca – Som de Sucata, de Diego Mendonça | Documentário × 12min × 2009 × GO

Documentário musical sobre o grupo goianiense Vida Seca, que toca percussão com instrumentos musicais feitos de lixo, e as oficinas que desenvolvem, misturando musicalidade e meio ambiente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CRÉDITOS

Cineclube Vladimir Carvalho

Idealização e Realização: Fundação Astrojildo Pereira

Coordenação de curadoria e programação: Coletivo de Cineclubes do DF

Programação - convidados: Cineclube Cascavel (GO) e Tintin Cineclube (PB)

Apoio: Conselho Nacional de Cineclubes (CNC)




Um comentário:

  1. Sandro,
    mais uma vez venho parabenizar você por mais essa conquista. Divulgar idéias, num país onde a grande mídia vive de manchetes e especulações (sem falar das manipulações, partidarizações e interesses espúrios) é uma verdadeira batalha que só quem realmente acredita no que faz vence.
    E vc é um vencedor, parabéns.

    ResponderExcluir