domingo, 18 de julho de 2010

Cerrado em Pé - um documentário com Josué Faustino de Souza


Por Sandro Neiva


Josué Faustino de Souza é artesão e vive em Teresina de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Ao mesmo tempo em que utiliza fibras do Cerrado como matéria-prima de seu ganha-pão, desenvolve um trabalho de replantio de espécies raras e nativas do bioma. Não possui escolaridade, mas sua relação de nobreza com o meio ambiente e o discurso arrebatador em defesa do Cerrado deixou perplexa uma plateia composta de gestores públicos, gerentes de ONGs, políticos, mestrandos, doutorandos, ativistas ambientais, jornalistas, antropólogos, universitários e diretores ministeriais do governo federal.


Assista ao curta de 7 minutos e 53 segundos:


4 comentários:

  1. Sandro,
    todos deviam conhecer Josué, pois a consciência ecológica deste homem é surpreendente mesmo.Espero que seu documentário se torne um multiplicador das ideias defendidas por este artesão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. ESTE É COM TODA CERTEZA UM HOMEM COM CONCIÊNCIA ECOLÓGICA. NÃO POR TER APRENDIDO, MAS POR AMAR DE FATO A TERRA EM QUE VIVE... É UM HOMEM DE VALORES E PRINCÍPIOS. UM EXEMPLO A SER SEGUIDO. ESTAMOS TRABALHANDO O TEMA CERRADO EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL, ONDE NÃO SOMENTE OS VÍDEOS, MAS TAMBÉM O CD DO SENHOR JOSUÉ TEM SIDO UMA FONTE RIQUISSÍMA DE APRENDIZADO.

    ResponderExcluir
  3. que bom ouvir pessoas com essa sabedoria do senhor josue. Que pena que a civilização não sabe resolver seus problemas com simplicidade; É governantes...e sociedade, tá na hora de descer do pedestal.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandro Neiva.

    Estamos organizando o Encontro de Povos do Cerrado, que acontecerá entre 12 e 16/9 no Museu do Índio, em Brasília.

    Gostaria de contar que o filme "Cerrado em Pé" na mostra de vídeos do evento.

    Como posso obter uma cópia em alta resolução desse filme?

    Aguardo contato
    renato@ispn.org.br

    Abraço
    Renato

    ResponderExcluir