terça-feira, 30 de março de 2010

Sem Medo da Intervenção


Por Sandro Neiva

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou nesta segunda-feira a realização de eleições indiretas aos cargos de governador e vice-governador para o dia 17 de abril. Sim, a mesma Câmara Distrital cuja metade dos parlamentares mamou nas tetas do “Mensalão” e depois derrubou o chefe da quadrilha, irá agora eleger, entre colegas, um novo governador.

A eleição pela atual Câmara é como trocar o imundo pelo mal lavado. Qual a legitimidade dos senhores deputados distritais para tomar essa decisão e elegerem-se indiretamente se metade deles eram “Mensaleiros”?

O medo maior desses furúnculos da política é a intervenção federal. Amparada pela Constituição, a intervenção é um instrumento de preservação do Estado democrático de direito. Não devemos temer em acabar com a autonomia política do DF. Até porque, com a nova fórmula de administrar sem gatunos, seria um bom exemplo para se adotar em algumas Assembleias Legislativas do Brasil. Distrito Federal é Federal e não de um grupo mafioso. O que a autonomia política fez de Brasília? Luiz Estevão, Arruda, Paulo Octávio, Roriz, Prudente, Brunelli, Eurides Brito... Quer mais?

O discurso contrário à uma intervenção do governo federal interessa mais à quadrilha de corruptos e corruptores do que aos dois milhões de pessoas que vivem aqui. O fato é que a corrupção em Brasília é mais grave do que mostraram as imagens gravadas por Durval. A máfia não está apenas nos cargos mais altos do Executivo e do Legislativo. Não bastassem as gangues de viciados em crack que percorrem maltrapilhas os arredores do poder, gangues de terno e gravata espalham-se com desenvoltura e elegância pelos órgãos públicos, administrações regionais e gabinetes parlamentares.

Está nas mãos do STF oportunidade única de demonstrar seriedade junto aos brasileiros e tomar uma decisão histórica. Se optar pela intervenção, dará um passo importante no combate à corrupção em todas as esferas de poder no país. Além do ministro Joaquim Barbosa, quem mais naquela Casa terá culhões para tanto?



6 comentários:

  1. "E mais fácil desintegrar um átomo" do que os políticos serem punidos... Estou começando a crer que nem mesmo os deuses podem nos ajudar a acabar com a roubalheira e com seus praticantes. Tá foda, velho! E para piorar, à Mãe Natureza está começando a se curar do vírus que é a nação humana. Realmente o planeta não se acaba. Quem se acaba somos nós... “Mundo de modismo, extremo materialismo...”

    ResponderExcluir
  2. Esses politicos não se comovem quando uma criança no farol pede um centavo. enquanto eles vivem gastando o dinheiro do povo que serveria para por essa criança em uma escola descente, e não nessas prisões que eles chamam de escola publica.

    ResponderExcluir
  3. para acabar com esta raça só na bala.
    infelizmente o brasileiro esta tão anestesiado com novelas, big bostas etc.que não vejo saída.MORTE AOS CORRUPTOS

    ResponderExcluir
  4. "Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento." Chesterfield, Philip

    "Os acontecimentos políticos humilham e desabonam mais a sabedoria humana que quaisquer outros eventos deste mundo." Maricá,Marquês

    Há épocas de tal corrupção, que, durante elas, talvez só o excesso do fanatismo possa, no meio da imoralidade triunfante, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas." Herculano, Alexandre

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Sandro Neiva pela criação do blog, esse tipo que mídia que precisamos jornalismo independente que não está sob o controle de grandes grupos de comunicação, e que não está vinculada a compromissos com anunciantes, grupos políticos e EMPRESAS MULTINACIONAIS. O blog vai à contramão a Mídia Corporativa que freqüentemente distorce os fatos e apresentam uma visão de acordo com quem lhe paga mais, o tipo de publicação que não se presta necessariamente a propagar a ideologia dos grupos que dominam a ordem atual da sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Rafael, pelos elogios. Um abraço.
    Sandro Neiva

    ResponderExcluir