sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalhador, dia de Protesto!



Por Sandro Neiva

Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador, é data de protestos nas maiores cidades do mundo. Pelos quatro cantos do planeta classes exploradas saem às ruas em luta por emprego e melhores salários.

A onda de protestos teve início em 1886, quando houve uma manifestação de milhares de trabalhadores nas ruas de Chicago, EUA, pela redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve início uma greve geral nos EUA.

Cinco anos mais tarde, em 1891, houve uma manifestação na França com o mesmo objetivo de redução na jornada diária de trabalho e resultou na morte de dez manifestantes pela polícia. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.

A partir daí, lenta e gradualmente, a maioria das nações do mundo passaram a adotar como Lei as oito horas laborais diárias e o Primeiro de Maio passou a ser considerado feriado nacional em vários países.

No Brasil, os governos têm o costume de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Então, como o aumento é sempre uma vergonha, uma miséria oferecida pelo governo, sempre há protestos também.

No dia Primeiro de Maio de 1988, em Belo Horizonte, os caras do Atack Epiléptico, os caras do NADA, do Gueriilha Urbana, EU e tantos outros jovens punks da capital mineira saímos para protestar na Avenida Afonso Pena contra tudo e contra todos. O movimento punk libertário em BH nessa época era conhecido como dos mais radicais e ativos do país em termos de som, visual e atitude, mas sem nenhuma ligação com os tradicionas sindicatos. Alguns deitavam-se na avenida, desarmados, num protesto pacífico. Outros atiravam pedras e molotovs na polícia, num confronto suicida. Fomos praticamente atropelados pela Cavalaria da PM, que agiu com cassetetes e bombas de efeito moral, que te fazem cagar, mijar, peidar e chorar ao mesmo tempo.

Eu tinha 19 anos e muitos sonhos de anarquia. Hoje, beirando os 41, ainda conservo a aversão extrema aos políticos, aos partidos, às religiões e carrego comigo o espírito anárquico e libertário de outrora, assim como convivo de perto com a tirania do desemprego. E ainda ouço muito rock punk também. Como diz a canção do Murro no Olho: “para mudar o futuro/temos que guerrear”.

Mas quem tem trabalho também é iludido. Oito horas confinados num Ministério, numa fábrica, numa empresa qualquer, com salário fixo, com vale transporte, vale-alimentação, estabilidade… Isto não é a glória?

Será mesmo? Talvez o tédio seja mais avassalador do que se pode imaginar. Os ambientes de trabalho da era moderna são pequenas prisões regidas pelo acosso moral ou pequenos manicômios de ódio, competição, falsidade e hipocrisia corporativa.

O mundo proletário acorda as cinco ou seis da manhã para ligar as turbinas de sua servidão, preso e iludido pelo antigo moralismo e pela mentira deslavada de que só o trabalho enobrece e dignifica. Enobrece como, se a própria nobreza nunca trabalhou? Dignifica como, se na imensidão da massa trabalhadora só se vê humilhação e escravismo?

11 comentários:

  1. Caro Sandro,
    o 1º de maio deve ser sempre marcado pela luta dos trabalhadores, afinal ganhar salário mínimo em um país onde os salafrários do poder roubam fortunas impunemente é uma brincadeira de péssimo gosto.
    Essa merda de mundo capitalista é uma grande ilusão, onde uma ideologia alienante robotiza a massa...Êhhh...Ôhhhh...vida de gado...
    Abraço.

    P.S.
    Recebi os documentários através do Léo Morato. Valeu Brother!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Big Clash! Aguardo seus comentários sobre os filmes, assim que tivé-los assistido, ok? Um abraço.
    Sandro Neiva

    ResponderExcluir
  3. Blog massa! Parceiria aceita. Já tah favoritado. flw! VIVA A MIDIA LIVRE!!!

    ResponderExcluir
  4. hello.. cheers from indonesia.. :D
    I can't understand what you write on this blog, but i guess you kinda like journalism. :D

    see ya..

    nana
    http://nanasoigeboi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ahí recordando la historia.
    Mucho de lo conseguido por un pasado luchador, apunto de perderlo una clase trabajadora actual cada vez mas aborregada.

    Un saludo desde :
    http://hxccrew.zonalibre.org/
    http://xxruidoxx.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei teu blog, e claro que aceito parceria!!!! mas vc prefere de link ou de banner? De qualquer maneira vou linkar teu blog já no meu. bjusssss

    ResponderExcluir
  7. .............“amarga tirania de nossas vidas cotidianas"....

    ResponderExcluir
  8. saludos de mexico, te agregamos en los links de nuetros blog, saludos

    ResponderExcluir
  9. Opa, desculpe pela demora a responder, alguns problemas fizeram eu "pausar" um pouco o blog. Já está mais que incluido nos favoritos, gostei muito do texto, no Brasil é tão engraçado de algo que poderia ser para buscar uma melhoria de trabalho, vira uma festa para alguns cantores nacionais e sindicatos que mais ligam para seus "bolsos" do que com os trabalhadores realmente.

    Mais uma vez valeu pelo comentário, e estamos ae, parceria sempre!
    Grande Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  10. estabilidade: a maior farsa que existe! mentira contada só pra acalmar a boiada... êê booi!!!

    ResponderExcluir
  11. A dignidade para o trabalhador? Acho que nunca existiu e muito menos virá a existir. Atualmente o trabalhador só está levando é no cú. Vivemos cada vez mais fudidos, humilhados e sem dinheiro para manter-nos vivos nesse mundo de canibais capitalistas, egoístas e oportunistas. Triste e vergonhoso, essa é a grande verdade e a nossa realidade diária. Ah, tem mais. Sem esperanças para o futuro.

    ResponderExcluir