quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O paraíso de Serra Grande, litoral sul da Bahia


Por Sandro Neiva

Vinte quilômetros de praias primitivas, praticamente desertas em toda sua extensão, e um formidável mar azul de águas mornas e límpidas, que formam um cenário cinematográfico. O paraíso em questão é Serra Grande, distrito de Uruçuca, no litoral sul da Bahia. Uruçuca localiza-se em meio a antigas fazendas de cacau e mais acima, a 300 metros do nível do mar, está o povoado de Serra Grande. A via de acesso é BA-001, Estrada Parque que liga as cidades de Ilhéus e Itacaré.

Entre o mar e as serras recobertas pela Mata Atlântica, o litoral de Serra Grande abriga imensos coqueirais e praias exuberantes que se estendem até sumir de vista. A foz do rio Tijuípe em seu encontro com o oceano é natureza pura, rodeada de cachoeiras, mata virgem preservada, e um mar de água quentinha e transparente, em correntes que se arrebentam lentas e calmas, ao ritmo de Dorival Caymmi.

Na areia fina da praia do Pé de Serra é possível comprar peixe e mariscos frescos diretamente dos jangadeiros e pescadores, que aparecem por ali no final da tarde. A vizinha praia do Sargi, de acesso restrito, tem 4,5 quilômetros de extensão e concentra a maioria das pousadas e restaurantes. Serra Grande está dentro de uma Área de Proteção Ambiental, com singular presença de falésias rochosas e planície costeira com restinga e manguezais. Nesse cenário sinuoso, a natureza brinda os turistas com espetáculos de rara beleza e todo o sol da Bahia. Agora dê licenca, meu rei! Tenho que dar uma descansadinha ali na rede.





4 comentários: