quarta-feira, 30 de junho de 2010

Radical Sem Dó (DF) - Hip-Hop Old School


O Radical Sem Dó é uma banda de rap das antigas, muito… mas muito legal mesmo! Liderada pelo loucão Natinho (Nonato Dente de Ouro), uma das figuras mais emblemáticas da cena underground brasiliense, o Radical foi formado em meados dos anos 1980.


Muita gente já passou pela banda: o Fat-Freak Ginão Perdiz, Grilo (ex-guitarrista do BSB-H), Dino Black, Frango Kaos (Galinha Preta), Fubá, DJ Chocolate e até a Verônica (nome carinhoso dado por Natinho à sua bateria eletrônica).


Natinho, pra quem não sabe, é proprietário da Kingdom Comics, a loja de camisetas alternativas mais bacana do Centro Cultural Underground Conic e uma das melhores do país.


Lembro do Natinho em 1986, vendendo camisetas do Detrito Federal na entrada de um show do Ratos de Porão, cantando as hoje clássicas “Garoto Digoró”, “Elianny” etc, louco e divertido da mesma forma. O cara é um poeta de rima certeira. Confira a pérola:

Eu fico diferente

quando vejo essa menina

A minha cara Cora

A cara dela Coralina

Radical Sem Dó é rap antes do Gangsta Rap, que acabou desgastando um pouco a fórmula do hip hop. Radical Sem Dó é rap na linha Beastie Boys, Public Enemy, Run DMC.

As letras são engraçadas, porém inteligentes e transitam pelo universo estranho do poeta Natinho. O imaginário doentio do Mestre-Ganja circula por Taguatinga e todas as Asas do Distrito Federal, causando estranhez no universo rap de Brasília e uma nuvem de fumaça canábica que sobe pelos ares.

Radical Sem Dó não pertence ao mundo da segregação voluntária, da treta gratuita, do assassinato a tiros, da pedra no cachimbo, da arma e sangue na favela.

Radical Sem Dó é pura atitude rock, cara! Natinho lembra um Perry Farrel (Jane’s Addiction) mais emaconhado.

O vídeo acima foi gravado em 2003, na cidade de Paracatu (MG).

Não sei o nome da música aqui interpretada somente por Natinho, Fubá e uma bateria eletrônica, mas sei um pedaço da letra:

Eu sou o Natinho

Que pinta camiseta

Que tem na cara

Um monte de careta

Que só não gosta

De nego que é otário.

Até que eu sou

Meio feliz

Porque eu sempre fiz

O que eu sempre quis

As pessoas tem os olhos muito grandes

Mas não conseguem enxergar direito

Assistem novelinhas

e morrem de preconceito

Eu sou o vocalista do Radical Sem Dó

E olho para todos que estiverem ao meu redor

Falo mal de quem quero bem

Falo bem de quem quero mal…



sexta-feira, 25 de junho de 2010

Suicidal Tendencies - "I Saw Your Mommy" (Live in Brasília/2008)


Por Sandro Neiva

Sempre fui um Suicidal Maniac. Escuto o som do SUICIDAL TENDENCIES desde a década de 1980. Fui ao primeiro show deles em Brasília, realizado no saudoso Gran CircoLar, ao lado da rodoviária do Plano Piloto, em 1997. Guardo com carinho a bandana oficial azul e tenho o nome da banda tatuado nas costas.

Assista aqui "I Saw Your Mommy", gravada no Porão do Rock de 2008. Suicyco!!

sábado, 19 de junho de 2010

Candidata do Partido Verde (PV) à Presidência fala sobre a mineração em Minas Gerais

Por Sandro Neiva

Numa coletiva de imprensa realizada na Universidade de Brasília (UnB) na última quinta-feira (17/06), perguntei à senadora e candidata à presidencia da República, Marina Silva, a respeito da mineração de ouro a céu aberto realizada em Minas Gerais e operada por empresas transnacionais, que deixam um rastro de poluição nas águas, no ar, nos solos e causam a desintegração de populações tradicionais.

Ela havia acabado de responder sobre a seleção brasilieira na Copa do Mundo e foi pega de surpresa com a pergunta difícil. Sua resposta, como eu já imaginava, foi vaga, superficial e pueril, apesar de politicamente correta. Nada que o Serra ou a Dilma não defenderiam. Falou em royalties mais elevados e fim de isenções tributárias para as mineradoras transnacionais. Parecia preocupada apenas com a questão financeira. Falou também que num encontro em Minas Gerais, havia defendido que seja repensado um novo modelo para a mineração, só não especificou que modelo seria esse e em que moldes. Também ficou muito presa ao que diz a legislação ambiental, como única forma de proteger as comunidades que sofrem os impactos socioambientais.

Enfim, às vésperas de uma eleição, a candidata do Partido Verde pareceu desconhecer os reais efeitos de uma exploração transnacional a céu aberto, que utiliza venenos químicos como o cianeto, fabrica barragens de rejeitos e latrinas tóxicas que se tornam passivos ambientais, empobrece e adoece povos que vivem próximos às lavras, especula suas terras e destrói sua cultura ― tudo em nome do “progresso” e
da geração de
emprego e renda. Triste Brasil!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

"Sex and Violence" - The Exploited em Brasília (2009)

Fãs do The Exploited sobem ao palco, em Brasília, para cantar "Sex and Violence" com a banda, em 2009.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Crucificados Pelo Sistema/Pobreza – RDP em Goiânia/2003

Por Sandro Neiva


Confira aqui mais dois sons do Ratos de Porão tocando em Goiânia no ano de 2003. As imagens beiram a psicodelia. As faixas são “Crucificados pelo Sistema” e “Pobreza”, clássicos do álbum Crucificados pelo Sistema, primeiro do RDP, primeiro disco individual de uma banda hardcore/punk da América Latina, lançado originalmente em 1984. Esse disco é tão fundamental que em 2009 saiu a edição comemorativa de 25 anos de seu lançamento, chamada de “Sistemados Pelo Crucifa”. Olhe a pobreza/olhe a fraqueza/olhe a pobreza/ desse mundo desumano.


terça-feira, 1 de junho de 2010

"Aos Fuzilados da CSN" - Garotos Podres em Brasília/2007

Por Sandro Neiva

Mais um som dos Garotos Podres no Festival Porão do Rock, em Brasília/DF (2007). A música é um ska-punk-oi e faz parte do álbum "Canções Para Ninar", lançado originalmente em 1993.

"Aos Fuzilados da CSN"

Aos que habitam
cortiços e favelas/e mesmo que acordados/pelas sirenes das fábricas/não deixam de sonhar/de ter esperanças.

Pois o futuro vos pertence!

Aos que carregam rosas/sem temer machucar as mãos/pois seu sangue não é azul/nem o verde do Dólar/mas vermelho/da fúria amordaçada/de um grito de liberdade/preso na garganta.

Pois o futuro vos pertence!

Fuzilados da CSN/assassinados no campo/torturados no DOPS/espancados na greve/
A cada passo/desta marcha/camponeses e operários/tombam homens fuzilados/
Mas por mais rosas que os poderosos matem/nunca conseguirão deter
a Primavera!


Pois o futuro vos pertence!


quinta-feira, 27 de maio de 2010

A arquitetura ambiental de Brasília

Veja o que um prédio espelhado faz com as aves. Essas fotos foram feitas na CLS 105, Brasília/DF.













sábado, 22 de maio de 2010

Punk's Not Dead - The Exploited em Brasília/2009



Por Sandro Neiva


Lançado originalmente em 1981, PUNK’S NOT DEAD é o primeiro álbum de estúdio do EXPLOITED e é considerado pelos críticos como um dos mais importantes do estilo, assim como Never Mind The Bollocks, do Sex Pistols.


Na época, o disco vendeu cerca de 150.000 cópias, algo incomum para uma banda tão underground.


Em 2009 passaram por Brasília e seguem na ativa...


Punk’s não morrem, eu sei!


quinta-feira, 20 de maio de 2010

A farra dos prefeitos em Brasília e o crack habitual das putas


Por Sandro Neiva

Na semana passada foram mais de 300 mil fiéis em frenesi para discutir em Brasília o enrabamento de coroinhas por padres católicos em todo o país. Agora são cerca de quatro mil prefeitos de todo o país que desembarcaram por aqui nesta semana para a 13ª Marcha em Defesa dos Municípios.

Nada mais inútil para a população desses municípios. Nenhum saldo positivo. Tudo acaba se transformando numa grande farra de banquetes em churrascarias, restaurantes, bares e puteiros de luxo.

Mas antes da puta da noite há a pauta do dia:
a luta pela manutenção dos cofres municipais nos bolsos dos chefes das províncias e o intercâmbio intermunicipal que, em outras palavras significa: a socialização das artimanhas e truques para apropriar-se das tetas do Estado neste ano de eleições.

Quem fica feliz da vida com toda essa movimentação em Brasília e com as "diárias" desses "executivos" são as nossas "meninas da noite", que descolam mais fácil a grana para o crack habitual de cada dia.


domingo, 16 de maio de 2010

Ratos de Porão em Goiânia/2003

Por Sandro Neiva

Esse show do Ratos de Porão foi em Goiânia no dia 08 de novembro de 2003 e a fita com o material gravado estava guardada desde essa época. O câmera da PERVITIN FILMES estava bêbado como uma cabaça e perdeu grande parte do show, sem falar das músicas assassinadas ao meio, sem dó nem piedade. Deu para salvar apenas uns seis ou sete sons e as imagens foram gravadas junto com o empurra-empurra do público. Confira aqui “Outra Vez”, do álbum Carniceria Tropical, de 1997. Ah! Já ia me esquecendo… é uma bosta o tal do Legendários, programinha que o Gordo estreou na TV Record…

“Outra Vez” - RDP
Eu perguntei pra Mãe Diná
quem é o próximo a morrer
Adivinhar não é saber
vou reclamar no n.p.
O dedo duro já dançou
arquivo vivo já morreu
Falta o melhor
quero só ver
o principal já se deu bem
No paraíso tropical
o cafajeste diz amém
Aliviado ele escapou
e vai tentar tudo outra vez


terça-feira, 11 de maio de 2010

A lista de (não) convocados para a seleção e as eleições INDIRETAS para presidente


Por Sandro Neiva

Saiu a tal da lista do técnico Dunga. A nação inteira aguardando a convocação dos 22 energúmenos que irão representar o país na Copa do Mundo de Futebol. Que se dane o fato do Ronaldinho Gaúcho, o “Imperador” Adriano e os jovenzinhos “reboleichom” do Santos não terem sido convocados. Tô cagando e andando pra isso!

É enfurecedor saber que apesar de todos os cacarejos contra a corrupção no circo da política, as manadas de eleitores de todas as classes só se interessam mesmo é pelo futebol e mais nada. Para a turba de mente estéril, tanto faz se os parlamentares jurem honestidade com a Bíblia em punho, ressussitem Chico Mendes em seus discursos “ecológicos” ou peidem, tagarelando sobre a escalação ideal da seleção brasileira. É tudo a mesma merda.

Ontem um cara no ponto de ônibus me dizia: "as eleições pra governador do DF foram indiretas mas nas eleições pra presidente da República as coisas serão diferentes. O povo poderá votar e escolher seu presidente em eleições diretas”. Fico pensando até que ponto isso é verdade. Como disse o sábio misantropo Ezio Flavio Bazzo, “todas as eleições são indiretas”.

Pense nos atuais candidatos à Presidência da República. Quem os escolheu? Quem os autorizou? Quem os legitimou? De onde vieram? Que lei e que lógica obrigam o cidadão votante a depositar sua confiança e esperança em qualquer um deles, seja Dilma Roussef, José Serra ou Marina Silva?

Pura impostura de políticos engajados em conciliações miseráveis, cumplicidades, trapaças, omissões e sigilos repugnantes. Homens que com sua lábia maldita e dinheiro público, só causaram furúnculos na espinha dorsal desse país.



Leia também o texto: "A medíocre cultura do futebol"
http://pervitinfilmes.blogspot.com/2010/01/mediocre-cultura-do-futebol.html


sexta-feira, 7 de maio de 2010

RATTUS no Gama em 2007

Por Sandro Neiva

A PERVITIN FILMES produziu um DVD desse show histórico realizado no Teatro Galpãozinho do Gama, em 06 de outubro de 2007. RATTUS, a lenda do hardcore finlandês. Confira aqui a música RATTUS ON RAUTAA, com imagens levemente embriagadas (um tanto bêbadas, eu diria) e a molecada punk se divertindo feliz.